O antigo complexo monástico Santuari de Sant Salvador, na montanha do mesmo nome, Puig de Sant Salvador, oferece uma vista panorâmica incrível sobre quase toda a ilha de Mallorca. A apenas pocos minutos de caminhada está uma enorme cruz de pedra, com 14 metros de altura, chamada Es Picot. Desde este ponto, com bom tempo, pode-se ver o norte até a Baía de Alcúdia através de um telescópio que foi instalado ali. Na costa leste, a vista se estende de Canyamel até Porto Cristo. No sul, se o dia estiver claro, você poderá ver o Arquipélago de Cabrera. Quase nenhum outro lugar como este oferece uma visão tão abrangente sobre toda a ilha.
Localização e acesso
O Santuari de Sant Salvador está localizado no sudeste de Felanitx. Pouco depois de deixar a cidade, rumo à Portocolom, a MA 4011 ramifica-se à direita e leva ao mosteiro, a uma distância de uns sete quilômetros. Inicialmente a estrada é plana pelos campos e bosques mas termina sendo bastante íngreme até alcançar os mais de 500 metros acima do nivel do mar. Se você estiver viajando de carro, deve dirigir com muito cuidado.
Muitos ciclistas fazem a subida esporadicamente sobre duas rodas, e, se eles se encontrarem com você no caminho de volta, pode ser uma experiência que exigirá bastante perícia ao volante. Também vale a pena aproveitar os diversos espaços apropriados para estacionar o carro e curtir toda a paisagem.
O complexo monastical no Puig de Sant Salvador.
Os últimos monges deixaram o Puig de Sant Salvador em 1992, e, desde então o complexo tem sido administrado por duas famílias locais que também dirigem um bom restaurante. Assistir a um pôr-do-sol aqui e depois desfrutar de um belo jantar é uma experiência inesquecível para qualquer gourmet.
Os quartos também podem ser alugados em Puig de Sant Salvador. Desde a sua renovação em 2008, todos os 20 quartos e os dois apartamentos têm seus próprios chuveiros e banheiros. As paredes destes quartos são de pedra transmitindo um ambiente incrivelmente monástico. O Santuari de Sant Salvador é um lugar para os amantes da tranqüilidade e da peregrinação.
Embora o mosteiro se pareça mais com uma fortaleza, a sua igreja têm alguns tesouros artísticos para oferecer no seu interior. Uma estátua da Madona do século XIII, que é uma talha de pedra única ou um retábulo feito de alabastro do século XVI testemunham a longa história da igreja, que em sua forma atual data do século XVII. Um belo relevo da Última Ceia também pode ser admirado no pátio. Trata-se de uma réplica do relevo do Mirador, um dos portais de acesso da Catedral de Palma.
Outra sugestão de caminhada é ir do complexo monástico até a cruz de pedra mencionada acima ou até o monumento ao Cristo Rei nas proximidades. Este monumento foi inaugurado em 1934. A figura de Cristo, de 7 metros de altura, foi feita em cobre e eregida sobre uma plataforma de mais de de 30 metros de altura. Do Monumento de Cristo Rei, também existem novas vistas da encantadora paisagem maiorquina. Escondida na cripta sob o monumento, há uma pequena capela que convida à oração e à meditação.
Para os ciclistas, a sinuosa estrada para Sant Salvador é um deleite, especialmente na primavera e no outono. No verão, você tem que estar bem treinado se quiser atingir os quase 500 metros de altitude em uma distância de sete quilômetros. É claro que você pode caminhar facilmente na estrada, mas, certamente é mais agradável subir e dar um passeio a partir daí, por exemplo, até o Castell de Santueri. É uma boa caminhada de umas três horas através de dez quilômetros com muitas descidas e subidas, por caminhos tranqüilos com muita natureza. Desde o castelo você também terá uma vista magnífica das baías alredor de Portocolom.
A Igreja de Felanitx dedicada a São Miguel.
Espero que você tenha gostado de saber um pouco mais sobre Mallorca. Se encontrou o texto útil, comparta-o, por favor.
Muito obrigada pela presença e até o próximo Eliana’s Blog
Abraços de Mallorca,
Eliana Pacifico
Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares
Meu Facebook e meu Instagram.
Kommentar schreiben