Iglesia de Sant Miquel de Campanet

Este último fim de semana, Uli e Eu decidimos dedicá-lo  ao turismo de interior em Mallorca. Sim, eu sei que é verão e as praias maiorquinas são fantásticas etc mas valeu a pena ir até Campanet, um povoado situado no noroeste da Ilha.

Desde a Rodovia Ma-13 (Palma-Alcúdia) é possível visualizá-lo muito bem porque este encontra-se a 132 metros acima do nível do mar, no alto de uma colina. 

Este núcleo possui 2600 habitantes, e, de acordo com os historiadores, a palavra Campanet provêm de “Capanna” ou “Kapanät” que significa um conjunto de cabanas formadas durante a época medieval neste lugar. É um povoado muito famoso em Mallorca pela presença das Cuevas (grutas) de Campanet, e, umas fontes naturais que aparecem depois de dias de muita chuva, chamadas “Ses Fontes Ufannes”, além de ser muito atrativo.

Fomos a este vilarejo para fazer uma visita especial , ou seja, ver a Iglesia de Sant Miquel. A saída na rodovia é a S37 e está muito bem sinalizada. Depois de uns 5 minutos em uma estrada secundaria e uma rotatória, chegamos ao nosso destino!

Incrível a quantidade de fazendas, ovelhas, e uma boa parte da Serra de Tramuntana que apreciamos durante todo o itinerário.             O contato com a natureza é vital!

Fomos muito bem recebidos. Os responsáveis pela manutenção deste patrimônio estavam preparando um evento musical bem próximo à Ermida. Quem nos acompanhou foi Ferran, um guia muito simpático e profundo conhecedor de Campanet e da sua história.

De acordo com o meu companheiro, esta igreja foi mencionada em uma carta pontifícia em 1248. Ela foi construída depois da conquista de Mallorca pelo Rei Jaime I em 1229. Possivelmente seja uma das igrejas mais antigas da Ilha. Ela foi edificada encima de uma mesquita que ocupou um edifício da época do romano tardio (séculos III e IV d.C.).

Durante muitos anos foi a principal igreja de Campanet,  até que no século XVII, a uns 2 quilômetros daqui, foi construída  a nova igreja  que está dedicada à Nossa Senhora da Conceição.

O exterior nos chama muito a atenção pela presença de duas “espadañas” ou torre sineiras. Próximo à entrada da igreja encontra-se a  torre que foi  construída durante a restauração do prédio no século XV.

Outro detalhe, à esquerda, situa-se um pequeno cemitério que foi usado até 1927. Dentro da Iglesia de Sant Miquel  existem tumbas,  e uma delas, pertence à uma importante família da cidade, chamada Gabelli.

Existe uma escadaria muito estreita, bem pegada à parede, e que é usada para subir à torre sineira.

Esta pequena Ermida não possui capelas mas sim retábulos muito antigos e interessantes:

Retábulo de Sant Miquel

Está situado no fundo do presbitério. Possivelmente seja do final do século XVI ou início do século XVII. É bastante curioso ver a imagem de São Miguel com uma lança em sua mão sobre uma imagem feminina representando o diabo. À sua esquerda está

São Sebastião e à sua direita, Santo Antônio. Abaixo neste retábulo, até pouco tempo atrás, dentro de um nicho, estava  a figura muito venerada do Santo Cristo. Ela foi levada à Igreja de Nossa Senhora da Conceicão.

Ele era guardado pelos querubins e pelo Divino Espírito Santo.

Retábulo de Sant Miquel
Retábulo de Sant Miquel

Retábulo de Nossa Senhora do Rosário

É datado do século XVI e está composto por 15 pinturas representando os Mistérios do Rosário. Nos chama muito a atenção um nicho no qual situa-se a Nossa Senhora com um rosário na sua mão direita, e, à sua esquerda, está o Menino Jesus. As paisagens e passagens que aqui são mostradas são muito enriquecedoras.

Retábulo de Nossa Senhora do Rosário
Retábulo de Nossa Senhora do Rosário

Retábulo de São José

De acordo com o nosso Guia Ferran, esta peça barroca é de 1653, ano posterior à uma terrível peste que atingiu Mallorca

provocando muitas mortes.

Desde 1978 é um “Bien de Interés Cultural” e nele estão presentes através de pinturas: Santos Cosme e Damião, São Gil, São Nicolau, Santa Luzia, Santa Apolônia, São Roque e São Poncio. Bem no centro está a escultura de São José e à sua esquerda Santo Antônio de Pádua e a outra é dedicada a São Geraldo.

Retábulo de São José
Retábulo de São José

Como dizem os espanhois foi uma tarde “estupenda”. Valeu a pena visitar este outro patrimônio maiorquino. 

Você também quer conhecê-lo? Quer conhecer outros lugares muito singulares em Mallorca? Contatos en info@eliana-guia.com.

A equipe do Eliana's Blog lhe oferece o melhor de Mallorca através de um turismo exclusivo e de alta qualidade porque você merece!

Els Donats de Sant Miquel
Els Donats de Sant Miquel

Obrigada pela presença e leitura!

Até o próximo Eliana’s Blog.

Abraços de Mallorca,

 

Eliana Pacifico

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares

 

Meu Facebook e meu Instagram

 

Kommentar schreiben

Kommentare: 0