A Catedral de Palma, conhecida como La Seo, foi construída entre os séculos XIII e XVIII.
De acordo com a lenda, o Rei Jaime I , de Aragão (1213-1276) e os seus soldados enfrentaram uma enorme tempestade durante a travessia de Tarragona a Mallorca. Ele prometeu que, se eles sobrevivessem, mandaria construir um templo em homenagem à Virgem Maria.
A promessa começou a ser cumprida através do seu filho o Rei Jaime II (1276-1311) nos finais do século XIII.
Este templo foi construido encima de uma antiga mesquita que era a mais antiga da Madina Mayurqa, nome como era conhecida a cidade de Palma na época dos árabes. Este edificio foi derrubado em 1412. Anteriormente existiu, neste mesmo lugar, uma basílica paleocristã.
Na minha opinião, La Seo é o cartão postal das Ilhas Baleares. É uma construção suntuosa que foi feita em diferentes épocas e estilos.
Assim que eu vou dedicar este blog aos portais de acesso da catedral. Posteriormente eu irei ampliando este bonito recorrido…
Como é o exterior da Catedral?
Ela está situada no centro histórico da cidade de Palma e desta posição oferece umas vistas espetaculares sobre a Baia de Palma. O seu formato é retangular. É uma construção bastante sólida e alta. As pedras usadas são calcárias e são originarias das canteiras maiorquinas principalmente da cidade de Santanyi.
A Catedral têm 3 portais de acesso que foram construidos em momentos diferentes entre sī. Com o passar do tempo sofreram algumas alterações que eu vou enumerá-las.
Este portal também é conhecido como o Portal de la Almudaina porque está na frente do Palacio de la Almudaina (leia aqui sobre o mesmo).
Ele foi construido entre 1592 e 1601. Bem no centro do mesmo encontra-se a imagem da Virgem rodeada pelos símbolos bíblicos entre os quais podemos destacar: a lua, o sol, a palmeira, uma fonte, torre de marfim…
Perto da Nossa Senhora da Conceição localizam-se as estátuas dos Santos Ambrosio e Agostinho (à direita) e Gregório e Gerônimo (à esquerda). São João Batista e São João Evangelista também encontram-se presentes neste vestíbulo.
No dia 15 de maio de 1851 Palma sofreu um temblor de terra, sem vítimas mortais, e que provocou estragos em muitos edificios, incluindo a fachada principal da Catedral.
O arquiteto madrilenho Juan Bautista Peyronnet (1812–1875) foi o responsável pela sua restauração a partir de 1852. Ele aportou a esta fachada um novo estilo: neogótico.
Gaudi também está presente com a sua arte neste portal através de outro carpete de pedras: os cervos bebendo agua, fonte da vida.
Portal de la Almoina
Este portal foi construído a partir de 1498 por Francesc Sagrera (filho de Guillem Sagrera). No centro deste portal contemplamos uma imagem da Imaculada Conceição datada do século XVI.
No centro encontra-se um mosaico de pedras feito por Antoni Gaudi referenciando os símbolos eucarísticos. Esta é a entrada tradicional usada pelos católicos que se dirigem a participar da missa. Ao lado está o campanario.
Portal del Mirador
A sua construção começou em 1380. É conhecido como o Portal dos Apóstolos, da Santa Ceia ou do Miradouro, sendo que este ultimo nome é porque esta entrada encontra-se na direção do Mar Mediterraneo. Podemos apreciar uma mesa muito comprida com Jesus e os apóstolos, de uma maneira muito descontraída, durante a Ultima Ceia. No arco gótico existem muitos anjos cantantes entre outras curiosidades.
Estão presentes neste vestíbulo as imagens de São Pedro, São Paulo e da Virgem, sendo que esta é uma copia. A original encontra-se dentro do museu da Catedral. Estes trabalhos foram feitos por Guillem Sagrera (1380-1456) um importante arquiteto maiorquino , no estilo gótico. Bem próximo a este portal existem algumas janelas feitas por Antoni Gaudi para ventilar melhor o interior das capelas da Catedral. São bastante significativas e nos chamam muito a atenção.
Parte interna do Portal del Mirador - altar medieval colocado por Antoni Gaudi en una estrutura de cimento.
Espero que vocês tenham desfrutado deste Eliana’s Blog sobre a história de Mallorca. Qualquer dúvida ou comentário, eu estou à sua disposição em info@eliana-guia.com.
Abraços de Mallorca,
Eliana Pacifico
Guia Oficial de Turismo em Baleares
Meu Facebook e meu Instagram
Kommentar schreiben