As paisagens e a localização deste povoado não poderiam ser melhores. Foi catalogado como “Bien de Interés Cultural” em Mallorca. Assim é Orient. Está localizado a quase uma hora de carro de Palma. Está pertinho da Serra de Tramuntana, Patrimônio da Humanidade desde 2011, o que facilita as caminhadas e o ciclismo.
Para chegar até lá você terá que pegar a estrada que vai da cidade de Bunyola a Alaró. É como se fosse uma serpentina. Cheia de voltas. Vale a pena, não desanime!
Orient pertence à Bunyola, tem menos de 30 habitantes e fazendas muito bonitas. A área verde supera todas as nossas expectativas. Este povoado está situado em um pequeno planalto entre o Penyal d'Honor, o Puig de Alaró e a Sierra de Alfabia, em uma das áreas mais férteis de Mallorca.
A maioria das casas são de pedra e do século XIV e XV. Estão situadas em umas ladeiras bem íngremes.
Se você é da turma que gosta de caminhar, prepare-se para ir até o Castelo de Alaró. Entre a ida e a volta serão necessárias umas 4 horas. Está muito bem sinalizado: Carretera Ma 2100 Bunyola-Alaró (km 18.150). Curta além das maravilhosas vistas a “Ruta de Pedra en Seco”. Esta rota, que é a cara de Mallorca, apresenta um trabalho artesanal feito pelo pedreiro maiorquino que talha pedra por pedra e depois vai encaixando uma na outra para compor um muro que servirá para delimitar terrenos ou separá-los da estrada. É uma bonita herança árabe.
Por certo, o Castillo de Alaró está situado no Puig de Alaró que tem uma altura de 822 metros acima do nível do mar.
Comece visitando a “Iglesia de Sant Jordi”. Está a 450 metros acima do nível do mar e é do século XVIII. Neste lugar, anteriormente, havia um oratório do século XIII. Com certeza você ficará encantado com os chamados “lavaderos públicos” - ponto de reunião da sociedade do passado quando não existiam as máquinas de lavar.
No endereço “Camino Castell 143” você encontrará o Restaurante Es Verger que é super famoso pelas comidas típicas maiorquinas incluindo o cordeiro feito com cerveja. Está aberto de terça-feira a domingo, de 07:30h às 20:00h, com estacionamento e terraço exterior. Ele é bastante rústico, e, até chegar lá, transita-se por uma estrada antiga e estreita, cheia de curvas em muitas partes, e os barrancos também fazem parte do cenário….prudência e muita atenção ao volante são necessárias .
Você verá ao chegar no topo da montanha as baías de Palma, Alcudia, uma parte da Serra de Tramuntana e a comarca do Pla de Mallorca. Incrível. Tome um bom tempo para curtir todo este espetáculo da natureza. Se quiser um cafezinho, dirija-se à cafeteria de um pequeno hotel - "La Hospederia” del Castillo de Alaró. Está aberto todo o ano.
Sobre a rota com bicicleta, destaco a Valle de Orient-Coll d’Honor. Demora-se uma hora para chegar até lá, aproximadamente. Vale a pena, mas as subidas são muito fortes. Se tiver fome ou sede existem bares e restaurantes no povoado. A descida é, possivelmente, umas das mais bonitas e apreciadas da Ilha.
E se você quiser hospedagem em um hotel de 5 estrelas, L’Hermitage é uma excelente opção. Somente 20 quartos com acesso a um Spa em um entorno nota 10! Também servem comidas maiorquina e internacional no restaurante do hotel. Está ao lado do Coll d'Orient.
Dalt Muntanya é um hotel de 3 estrelas - o chamado “Petit Hotel con encanto en Mallorca”, com o seu respectivo restaurante. Estão na Carretera Bunyola-Orient, quilômetro 10.
E a natureza, vez ou outra, surpreende-nos em Orient: Es Salt des Freu. Nas épocas de primavera e inverno, depois de dias de chuvas muito fortes, em Mallorca surgem certas fontes e cascatas. A água brota com muita força de lugares incríveis. Recomendo roupa adequada e botas. Existem lugares com barro e lama. O começo do trajeto é no quilômetro 8,5 da Carretera de Bunyola para Orient. Atenção porque você encontrará uma placa de madeira indicando “Santa Maria 2h 40 min”, mas, não se assuste. Você passará uns 25 minutos caminhando. Tente chegar bem cedinho, melhor sobre as 10h, porque depois o estacionamento que é feito na beirada da estrada, não será fácil. A primeira parte da rota é através de um caminho de pedra e com vistas à Serra de Alfabia. Você encontrará também um torrente, e, possivelmente terá que saltar umas pedras para poder cruzá-lo. No final do caminho localiza-se uma cascata de 7 metros de altura. Neste local e adjacências, através de empresas especializadas, as pessoas fazem rapel, tobogan, saltos, escaladas etc.
Que interessante é Orient ! Tenho certeza de que você ficará encantado depois de conhecê-lo.
Gostou da leitura? Achou interessante? Compartilhe com a família e amigos. Mallorca é paixão à primeira vista.
Até o próximo Elianas Blog.
Abraços de Mallorca.
Eliana Pacifico
Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares.
Meu Facebook e meu Instagram.
www.eliana-guiamallorca.com Blog Feed
Conhecer Mallorca em um dia (So, 08 Dez 2024)Conhecer Maiorca em um dia pode ser uma experiência incrível principalmente se você tem pouco tempo pelo motivo que seja: uma conexão no Aeroporto de Palma ou por estar visitando a Ilha com um cruzeiro. Eu não vou criar expectativas mas garanto que será de muita aprendizagem. Como Guia Oficial e moradora da Ilha a mais de 25 anos, eu poderei orientar e sugerir os melhores roteiros a serem feitos, dependendo dos seus interesses, optimizando o seu tempo e as suas férias! Aqui estão as clássicas opções e alguns tesouros menos conhecidos: - Palma - a capital maiorquina é uma excelente alternativa para quem quer conhecer a Catedral de Maiorca com os trabalhos de Antoni Gaudí, o famoso arquiteto catalão. Os segredos das ruas estreitas da cidade não passarão despercebidos incluindo as casas senhoriais palmesanas e os seus tradicionais pátios. Verdadeiros tesouros arquitetônicos construídos em diferentes épocas. A culinária maiorquina é muito rica: assim que a sugestão será, entre muitas coisas, provar a famosa ensaimada (leia aqui - https://www.eliana-guiamallorca.com/2018/08/20/a-ensaimada/) Deliciosa! - Valldemossa - um povoado com menos de 2.000 habitantes e que localiza-se a mais de 400 metros acima do nível do mar. Além das tradicionais compras na principal rua do vilarejo - Via Blanquerna - você poderá eternizar a sua visita fazendo um selfie no Mirador des Lledoners ou relaxando-se nos Jardins da Real Cartuja. O programa poderá ser ampliado visitando a Real Cartuja e conhecendo as heranças deixadas pelos monjes, Frederic Chopin, George Sand…. Dedique o seu tempo para percorrer as suas ruas floridas e históricas. Conhecer a igreja gótica dedicada a Sant Bartolomé e a casa onde nasceu Santa Catalina Tomas em 1531 são coisas imperdíveis.. Santa Catalina Tomas - Porto de Soller - um lugar mágico no qual você ficará hipnotizado pela sua beleza natural, história e um ambiente cheio de charme. Merece a pena! Você está programando conhecer Maiorca em 2025 com a familia, amigos ou quer realizar um evento para os seus funcionários? Quer que eu te ajude na organização de todos os detalhes? Temos um formulário: https://www.eliana-guiamallorca.com/assessoramento-consulta/ - aguardo pelas suas dúvidas e interesses! Se você encontrou útil este blog, por favor, comparta-o ! Obrigada pela indicação. Até o próximo Eliana´s Blog. Bem-vindos a Mallorca, Eliana Pacifico Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares
>> mehr lesen
O sal Maiorquino (Fri, 15 Nov 2024)
O Sal começou a ser usado como alimento na China quase 3.000 anos a.C. A sua importância além de histórica abrange as áreas da terapêutica e indústria. O sal sempre teve um papel relevante no comercio a nível mundial. A palavra salário originou-se do sal. Na Europa existem várias rotas, hoje transformadas em turísticas , através das quais foi conduzido este precioso alimento: - Alte Salzstrasse - antigo caminho do sal com 100 quilômetros de extensão entre Lüneburg e Lübeck - no norte da Alemanha - Via Salária - caminho na Itália com 242 quilômetros de comprimento. - Route du Sel - França. Outro fato histórico foi “the Salt March” ou “A Marcha do Sal” liderada por Mahatma Gandhi em 1930 contra o Império Britânico. Este episódio contribuiu para a independência da India. E o sal em Maiorca? Como foi a sua evolução? Os romanos, púnicos e fenícios foram as primeiras civilizações que começaram a trabalhar com o sal no sudeste da Ilha. Em 1955, de uma maneira industrial, as salinas de Es Trenc começaram a produzir este ouro branco. O sal deixou de ser aquele simples artefato alimentário para ocupar um espaço gourmet no nosso dia-a-dia! A França é bastante criativa na hora de comercializar o sal produzido em Guérande, cidade localizada no Departamento de Loire-Atlantique. O processo em Maiorca é similar, ou seja, o sal é colhido entre o meio dia até o pôr do sol entre os meses de maio e agosto. Um ancinho é usado com muita perícia para reter a chamada “Flor de sal”. Com este artefato elimina-se o excesso de agua. Este es um processo manual. Assim a colheita secará naturalmente ao sol e vento mantendo intactas as propriedades do sal. Posteriormente ao sal serão adicionados sabores como podem ser azeitonas, rosas, ervas aromáticas…… Você se tornará um autêntico sibarita! Para 2025, a equipa de Eliana Guia Mallorca criou a autêntica rota maiorquina do sal. Venha conhecer e degustar os diversos sabores associados a este ouro branco. Além do mais, se o tempo permite, poderá extender a sua visitar a uma bonita praia. Bem-vindos a Maiorca! Eliana Pacifico Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares
>> mehr lesen
Kommentar schreiben