A esquina mais fotografada de Palma de Mallorca: o Edificio Can Forteza Rey

Eu defino Palma de Mallorca como uma cidade muito fotogênica. Olhe por onde olhe, a Catedral, o Castelo de Bellver, o Palácio de la Almudaina etc são os primeiros que nos chamam a atenção. Os demais edifícios não são demasiado altos e apresentam-se em muitos estilos: gótico, neo-gótico, neo-mudejar, modernista, estilo regionalista e um sem fim de peculiaridades.

Por certo, a cidade viveu um período de euforia quando esteve presente aqui Antônio Gaudí, o famoso arquiteto catalão que trabalhou na Catedral de Palma durante um bom tempo, ou seja, de 1900 a 1918.

Esta presença gerou a construção de alguns prédios que até hoje são espetaculares tanto pela estrutura como pela sua singular decoração.

Não quero e nem posso comparar com o majestoso Edificio Flatiron de Nova Iorque no qual você pára, obrigatoriamente, para tirar uma ou dezenas de fotos naquela esquina de Manhattan. Assim que,  transportando-nos ao Mediterrâneo, o Edificio Can Forteza Rey, na minha modesta opinião, não fica para trás de nenhuma maneira.

Você deve de estar curioso querendo saber o endereço, já sei! É muito fácil de encontrar: está entre a Plaça de Cort - a da Prefeitura de Palma e a Plaza Mayor - é na Plaça del Marques del Palmer, 1. A sua fachada pode ser vista perfeitamente desde a elegante Calle Colón.

De acordo com a história, o prédio foi uma obra idealizada pelo Sr. José Forteza Rey Aguiló, joalheiro maiorquino, seu proprietário, talvez sobre 1907. Tem 6 andares nos quais identificamos o ferro adornando os balcões, as singulares janelas verdes, e muitos motivos que nos fazem lembrar o estilo Modernista de Gaudí. Este prédio foi construído para os filhos do Sr. Forteza viverem e trabalharem, ou seja, no andar de baixo existiu uma farmácia, e, no 1o andar, um consultório de dentista.

A fachada é um pouco complexa e diferente. Imediatamente você pensa que quem construiu foi Gaudí porque tem componentes que nos lembram a Casa Batlò e o Parc Güell, obras deste maestro e gênio na Catalunha. Na frente deste edifício é bastante numerosa a quantidade de motivos vegetais e florais, borboletas, a cerâmica esmaltada quebrada em pequenos pedaços e que é conhecida como Trencadis. Trencadis é outra invenção  gaudiniana. Existem também azulejos decorando o frontal e que são procedentes da então fábrica maiorquina La Roqueta. Foi fundada em 1897 e esteve funcionando até 1918. Esta empresa dedicou-se, principalmente, à confecção de azulejos em estilo Modernista. Colaborou com Gaudí no fornecimento deste material para as suas criações em outros lugares. 

Voltando ao prédio em questão, pessoalmente, me chamam a atenção :

- as serpentes voadoras que parecem que estão cuspindo fogo com muita energia;

- cachos de flores vitrificadas que nos lembram os tradicionais buquês de noivas. São uma bonita exaltação à natureza;

- um rosto enorme que apresenta-se com a boca bem aberta, os olhos estatalados, rodeado por 2 dragōes. Pensando bem eu imagino que esta figura pode estar sentindo aquela tremenda dor de dente que todo mundo teve um dia, não é mesmo? Como comentei no começo, um dos filhos do criador deste edificio era dentista….

Aproveitando a visita, admire também o Edificio El Águila. Está ao lado. Foi um projeto de 2 arquitetos maiorquinos Gaspar Bennassar (1869-1933) e Jaume Aleña Guinart (1870-1945) em 1908. A sua fachada está composta por janelas muito grandes e amplas que nos mostram um estilo Art Nouveau bastante refinado. 

Se você quiser terminar este bonito passeio com um saboroso cafezinho e comer algo típico de Mallorca, posso lhe recomendar a minha cafeteria preferida: Forn del Santo Cristo. 

Está situada no andar de baixo do prédio Forteza Rey. São líderes na fabricacão de Ensaimada  -leia aqui-  sobre este manjar maiorquino - e outros doces e salgados. Elaboram o suco de laranja no momento - delicioso também. Tenha paciência para sentar-se alí porque nem sempre está vazia, e assim poderá desfrutar  de um ambiente agradável e elegante. As funcionárias são muito simpáticas e lhe orientarão sobre os produtos. O horário (todos os dias) é de 08:30h às 20:30h.

Em outras oportunidades eu escreví sobre o Modernismo no Elianas Blog. Se quiser conferir:

Can Casasayas

El Gran Hotel de Palma.

Você está planejando as suas próximas férias para Mallorca? Quer conhecer mais lugares interessantes em um tour de 4 horas? Mais detalhes em info@eliana-guia.com . Os tours são particulares e podem ser feitos em português, inglês ou castelhano.

Muito obrigada pela leitura e até a próxima!

Meu Facebook e meu Instagram.

 

Abraços de Mallorca,

Eliana Pacifico

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares.

www.eliana-guiamallorca.com Blog Feed

Conhecer Mallorca em um dia (So, 08 Dez 2024)
Conhecer Maiorca em um dia pode ser uma experiência incrível principalmente se você tem pouco tempo pelo motivo que seja: uma conexão no Aeroporto de Palma ou por estar visitando a Ilha com um cruzeiro. Eu não vou criar expectativas mas  garanto que será de muita aprendizagem. Como Guia Oficial e moradora da Ilha a mais de 25 anos, eu poderei orientar e sugerir os melhores roteiros a serem feitos, dependendo dos seus interesses, optimizando o seu tempo e as suas férias! Aqui estão as clássicas opções e alguns tesouros menos conhecidos: - Palma - a capital maiorquina é uma excelente alternativa para quem quer conhecer a Catedral de Maiorca com os trabalhos de Antoni Gaudí, o famoso arquiteto catalão. Os segredos das ruas estreitas da cidade não passarão despercebidos incluindo as casas senhoriais palmesanas e os seus tradicionais pátios. Verdadeiros tesouros arquitetônicos construídos em diferentes épocas. A culinária maiorquina é muito rica: assim que a sugestão será, entre muitas coisas, provar a famosa ensaimada (leia aqui - https://www.eliana-guiamallorca.com/2018/08/20/a-ensaimada/) Deliciosa! - Valldemossa - um povoado com menos de 2.000 habitantes e que localiza-se a mais de 400 metros acima do nível do mar. Além das tradicionais compras na principal rua do vilarejo - Via Blanquerna - você poderá eternizar a sua visita fazendo um selfie no Mirador des Lledoners ou relaxando-se nos Jardins da Real Cartuja. O programa poderá ser ampliado visitando a Real Cartuja e conhecendo as heranças deixadas pelos monjes, Frederic Chopin, George Sand…. Dedique o seu tempo para percorrer as suas ruas floridas e históricas. Conhecer a igreja gótica dedicada a Sant Bartolomé e a casa onde nasceu Santa Catalina Tomas em 1531 são coisas imperdíveis.. Santa Catalina Tomas Santa Catalina Tomas - Porto de Soller - um lugar mágico no qual você ficará hipnotizado pela sua beleza natural, história e um ambiente cheio de charme. Merece a pena! Você está programando conhecer Maiorca em 2025 com a familia, amigos ou quer realizar um evento para os seus funcionários? Quer que eu te ajude na organização de todos os detalhes? Temos um formulário: https://www.eliana-guiamallorca.com/assessoramento-consulta/ - aguardo pelas suas dúvidas e interesses!   Se você encontrou útil este blog, por favor, comparta-o ! Obrigada pela indicação. Até o próximo Eliana´s Blog.   Bem-vindos a Mallorca, Eliana Pacifico Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares
>> mehr lesen

O sal Maiorquino (Fri, 15 Nov 2024)
O Sal começou a ser usado como alimento na China quase 3.000 anos a.C. A sua importância além de histórica abrange as áreas da terapêutica e  indústria. O sal sempre teve um papel relevante no comercio a nível mundial. A palavra salário originou-se do sal.  Na Europa existem várias rotas, hoje transformadas em turísticas , através das quais  foi conduzido este precioso alimento: - Alte Salzstrasse - antigo caminho do sal com 100 quilômetros de extensão entre    Lüneburg e Lübeck - no norte da Alemanha - Via Salária - caminho na Itália com 242 quilômetros de comprimento. - Route du Sel - França.   Outro fato histórico foi  “the Salt March” ou  “A Marcha do Sal” liderada por Mahatma Gandhi em 1930 contra o Império Britânico. Este episódio contribuiu para a independência da India. E o sal em Maiorca? Como foi a sua evolução? Os romanos, púnicos e fenícios foram as primeiras civilizações que começaram a trabalhar com o sal no sudeste da Ilha. Em 1955, de uma maneira industrial, as salinas de Es Trenc começaram a produzir este ouro branco.  O sal deixou de ser aquele simples artefato alimentário para ocupar um espaço gourmet no nosso dia-a-dia! A França é bastante criativa na hora de comercializar o  sal produzido em Guérande, cidade localizada no Departamento de Loire-Atlantique. O processo em Maiorca é similar, ou seja, o sal é colhido entre o meio dia até o pôr do sol entre os meses de maio e agosto. Um ancinho é usado com muita perícia para reter a chamada “Flor de sal”. Com este artefato elimina-se o excesso de agua. Este es um processo manual. Assim a colheita secará naturalmente ao sol e vento mantendo intactas as propriedades do sal. Posteriormente ao sal serão adicionados sabores como podem ser azeitonas, rosas, ervas aromáticas……    Você se tornará um autêntico sibarita!  Para 2025, a equipa de Eliana Guia Mallorca criou a autêntica rota maiorquina do sal. Venha conhecer e degustar os diversos sabores associados a este ouro branco. Além do mais, se o tempo permite, poderá extender a sua visitar a uma bonita praia. Bem-vindos a Maiorca!   Eliana Pacifico Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares 
>> mehr lesen

Kommentar schreiben

Kommentare: 0