A esquina mais fotografada de Palma de Mallorca: o Edificio Can Forteza Rey

Eu defino Palma de Mallorca como uma cidade muito fotogênica. Olhe por onde olhe, a Catedral, o Castelo de Bellver, o Palácio de la Almudaina etc são os primeiros que nos chamam a atenção. Os demais edifícios não são demasiado altos e apresentam-se em muitos estilos: gótico, neo-gótico, neo-mudejar, modernista, estilo regionalista e um sem fim de peculiaridades.

Por certo, a cidade viveu um período de euforia quando esteve presente aqui Antônio Gaudí, o famoso arquiteto catalão que trabalhou na Catedral de Palma durante um bom tempo, ou seja, de 1900 a 1918.

Esta presença gerou a construção de alguns prédios que até hoje são espetaculares tanto pela estrutura como pela sua singular decoração.

Não quero e nem posso comparar com o majestoso Edificio Flatiron de Nova Iorque no qual você pára, obrigatoriamente, para tirar uma ou dezenas de fotos naquela esquina de Manhattan. Assim que,  transportando-nos ao Mediterrâneo, o Edificio Can Forteza Rey, na minha modesta opinião, não fica para trás de nenhuma maneira.

Você deve de estar curioso querendo saber o endereço, já sei! É muito fácil de encontrar: está entre a Plaça de Cort - a da Prefeitura de Palma e a Plaza Mayor - é na Plaça del Marques del Palmer, 1. A sua fachada pode ser vista perfeitamente desde a elegante Calle Colón.

De acordo com a história, o prédio foi uma obra idealizada pelo Sr. José Forteza Rey Aguiló, joalheiro maiorquino, seu proprietário, talvez sobre 1907. Tem 6 andares nos quais identificamos o ferro adornando os balcões, as singulares janelas verdes, e muitos motivos que nos fazem lembrar o estilo Modernista de Gaudí. Este prédio foi construído para os filhos do Sr. Forteza viverem e trabalharem, ou seja, no andar de baixo existiu uma farmácia, e, no 1o andar, um consultório de dentista.

A fachada é um pouco complexa e diferente. Imediatamente você pensa que quem construiu foi Gaudí porque tem componentes que nos lembram a Casa Batlò e o Parc Güell, obras deste maestro e gênio na Catalunha. Na frente deste edifício é bastante numerosa a quantidade de motivos vegetais e florais, borboletas, a cerâmica esmaltada quebrada em pequenos pedaços e que é conhecida como Trencadis. Trencadis é outra invenção  gaudiniana. Existem também azulejos decorando o frontal e que são procedentes da então fábrica maiorquina La Roqueta. Foi fundada em 1897 e esteve funcionando até 1918. Esta empresa dedicou-se, principalmente, à confecção de azulejos em estilo Modernista. Colaborou com Gaudí no fornecimento deste material para as suas criações em outros lugares. 

Voltando ao prédio em questão, pessoalmente, me chamam a atenção :

- as serpentes voadoras que parecem que estão cuspindo fogo com muita energia;

- cachos de flores vitrificadas que nos lembram os tradicionais buquês de noivas. São uma bonita exaltação à natureza;

- um rosto enorme que apresenta-se com a boca bem aberta, os olhos estatalados, rodeado por 2 dragōes. Pensando bem eu imagino que esta figura pode estar sentindo aquela tremenda dor de dente que todo mundo teve um dia, não é mesmo? Como comentei no começo, um dos filhos do criador deste edificio era dentista….

Aproveitando a visita, admire também o Edificio El Águila. Está ao lado. Foi um projeto de 2 arquitetos maiorquinos Gaspar Bennassar (1869-1933) e Jaume Aleña Guinart (1870-1945) em 1908. A sua fachada está composta por janelas muito grandes e amplas que nos mostram um estilo Art Nouveau bastante refinado. 

Se você quiser terminar este bonito passeio com um saboroso cafezinho e comer algo típico de Mallorca, posso lhe recomendar a minha cafeteria preferida: Forn del Santo Cristo. 

Está situada no andar de baixo do prédio Forteza Rey. São líderes na fabricacão de Ensaimada  -leia aqui-  sobre este manjar maiorquino - e outros doces e salgados. Elaboram o suco de laranja no momento - delicioso também. Tenha paciência para sentar-se alí porque nem sempre está vazia, e assim poderá desfrutar  de um ambiente agradável e elegante. As funcionárias são muito simpáticas e lhe orientarão sobre os produtos. O horário (todos os dias) é de 08:30h às 20:30h.

Em outras oportunidades eu escreví sobre o Modernismo no Elianas Blog. Se quiser conferir:

Can Casasayas

El Gran Hotel de Palma.

Você está planejando as suas próximas férias para Mallorca? Quer conhecer mais lugares interessantes em um tour de 4 horas? Mais detalhes em info@eliana-guia.com . Os tours são particulares e podem ser feitos em português, inglês ou castelhano.

Muito obrigada pela leitura e até a próxima!

Meu Facebook e meu Instagram.

 

Abraços de Mallorca,

Eliana Pacifico

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares.

www.eliana-guiamallorca.com Blog Feed

Mallorca no outono 2025 (Di, 09 Sep 2025)
Castelo de Bellver Castelo de Bellver Uma caminhada através da Serra de Tramuntana, Patrimônio da Humanidade desde 2011, é a outra grande pedida. É incrível ver os muros de pedra seca, as oliveiras,amendoeiras entre tantas coisas que fizeram com este espaço seja cada vez mais visitado. Banyalbufar Banyalbufar Uma caminhada através da Serra de Tramuntana, Patrimônio da Humanidade desde 2011, é a outra grande pedida. É incrível ver os muros de pedra seca, as oliveiras, amendoeiras entre tantas coisas que fizeram com este espaço seja cada vez mais visitado. As extensas rotas de cicloturismo que, a cada ano atraem a muitos ciclistas, são únicas e indescritíveis. Oliveiras Oliveiras Figos Figos Torre Es Verger Banyalbufar Torre Es Verger Banyalbufar No outono eu gosto muito de me deslocar com os meus clientes para vilarejos encantadores como Fornalutx, Sóller, Valldemossa ou Deia, para que eles possam descubrir um ambiente enriquecedor com menos afluência de turistas.  A parte culinária, que na minha opinião traduz a cultura de um lugar, também merece toda a minha atenção : a paelha com um toque da Ilha, frito maiorquino, tumbet ou, para aquecer o ambiente, se faz falta, a tradicional “sopes mallorquínes”. Também é a época dos “buñuelos” deviento. Sobremunt-Esporlas Capilla Sobremunt-Esporlas Capilla Deià Deià Paelha com frutos do mar Paelha com frutos do mar  Paelha com frutos do mar Paelha com frutos do mar Desde 2023 eu estou elaborando visitas guiadas às adegas de Mallorca. A degustação do vinho da Ilha faz parte da experiência outonal, no qual os meus clientes degustam os vinhos feitos com uvas nativas: Mantonegro, Callet e Moll. Vinho também é cultura e Mallorca possui mais de 70 adegas. Vale a pena aprender um pouco mais! Eu espero ter feito um bom roteiro de outono para você, amigos e familiares possam deleitar com o melhor de Mallorca. Através da minha assessoria turística elaborarei um roteiro a medida das suas expectativas . Aqui você poderá me explicar como quer curtir Mallorca: https://www.eliana-guiamallorca.com/assessoramento-consulta/ Eu garanto que utilizarei os meus 28 anos de experiência nesta Ilha para organizar a melhor rota!   Bem-vindos a Mallorca.   Eliana Pacifico Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares   Mallorca en otoño de 2025: planifica tu visita  
>> mehr lesen

Joan Miró. Esculturas La Lonja (Fri, 22 Aug 2025)
Joan Miró nasceu em Barcelona em 1893. Em 1929 casou-se com Pilar Juncosa, de Maiorca. Estabeleceram a sua residência entre Paris, Tarragona e Maiorca. Durante a sua vida, este artista dedicou-se ao trabalho como ceramista, escultor, pintor e gravador. O lugar onde viveu com sua família em Palma de 1956 a 1983 foi encontrado em Cala Mayor, e é onde hoje foi encontrado a Fundação Joan Miró. Este espaço está dividido em três edifícios que podem ser visitados: - Taller Sert: criado por seu amigo Josep Lluis Sert (1902-1983), época em que Miró pintava seus quadros. - Taller Son Bonet: uma quinta maiorquina do século XVIII, uma "possessão", onde se encontram grafites originais do artista em algumas paredes que correspondiam às suas obras em bronze. - Edifício Moneo: projetado pelo arquiteto Rafael Moneo (1937-Tudela), aqui se encontram obras de Miró e outros artistas contemporâneos. Junto a este edifício encontra-se o Jardín de las Esculturas e uma cafetaria.   No dia 12 de agosto, os guias oficiais foram recebidos por Joan Punyet Miró, neto do artista, na La Lonja de Palma para uma conferência sobre as obras e o processo criativo deste artista. Segundo ele, entre 1940 e 1980, Miró realizou 400 esculturas em bronze e 400 cerâmicas. As obras foram realizadas em fundições na França, Espanha e Itália.  A primeira obra, Oiseau Lunaire, de 1940, simboliza o pássaro que vive na lua. Pesa cerca de 500 quilos e, juntamente com Oiseau Solaire, são as mais importantes. Todas as obras expostas neste recinto são brilhantes porque nos mostram como é o mundo da noite. Ele acrescentou que o seu avô sempre esteve em contacto com a evolução das formas. Era considerado um anti-escultor e o seu desejo era interpretar as suas obras a partir dos seus sonhos.  O poeta francês André Bretón (1896-1966) dizia que Miró era o artista mais surrealista de todos os tempos porque este imaginário era típico apenas de uma pessoa com tanta criatividade. Grand Maternité Grand Maternité Depois de apreciar Joan Miró, proponho um momento de relaxamento à beira-mar. O mar Mediterrâneo tem um encanto especial. Espero que aprecie este percurso para conhecer melhor a cidade de Palma. Tenho a certeza de que vai adorar esta experiência! https://www.elianas-espanol-mallorcablog.com/los-miradores-de-palma/  Bem-vindos a Maiorca!   Eliana Pacifico Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares
>> mehr lesen

Kommentar schreiben

Kommentare: 0