El Fornet de la Soca

Soca é uma palavra catalana que significa “a parte do tronco que fica no chão em contato com as raízes depois que a árvore foi cortada”. Com base neste conceito, Tomeu Arbona idealizou o nome do seu negócio. Para ele este termo invoca ternura, recordações e afeições que são transmitidas também através dos contos infantis. 

El Fornet de La Soca é uma confeitaria e padaria muito requintada que me lembrou Paris e que está situada próxima à Las Ramblas e Plaza Mayor de Palma. A fachada, dos começos do século XX,  é modernista e apresenta-se com um dragão com asas, com muita vegetação e as curvas tradicionais deste estilo.

O fascínio de Tomeu pela gastronomia começou quando ele era menino e acompanhava a sua mãe nas compras. Deste  tempo ele considera-se um afortunado porque aprendeu a comprar com critério, admirar o seu entorno familiar nesta área, e,  inclusive valorizar as ervas aromáticas e tudo que procede do campo e da terra. A sua mãe ensinou-lhe os segredos da boa cozinha através da sua maneira elegante e asseada de fazer as coisas. Ele afirma que esta é a sua grande escola!

Ele estudou para ser psicólogo, profissão que exerceu durante 3 anos, mas, com a crise em 2010  decidiu mudar a sua vida e investir na gastronomia.

No Fornet são usados produtos maiorquinos da temporada que são comprados diretamente do produtor, sempre que é possível.  As empanadas, uma espécie de empada, são as mais requeridas pelos clientes. Ele faz questão de seguir receitas antigas que foram escritas nos cadernos. Me citou uma que era feita pelos ermitãos de Valldemossa com peixe  ou somente com legumes porque até hoje eles não comem carne.

Para a quaresma e Páscoa ele vai fazer empanadas com massa doce recheadas com cordeiro e "cabell de angel” (uma especie de abóbora doce), ervilhas (será a temporada) e outras receitas.

Existe uma empanada estrela que é baseada em uma receita do Arquiduque Lluis Salvador de Austria, considerado o pai do turismo em Mallorca. Ele viveu na Ilha nos finais do século XIX. É conhecida como Empanada de Salmonete - empada de tainha.  

Me dizia que sempre quis fazer um turrone que era elaborado pelas  monjas carmelitas e que tinha um formato de peixe. Era muito complicado encontrar o molde porque o que elas tinham era do século XVII e havia sido feito com um peixe de verdade que foi pressionado sobre um cimento. A sua curiosidade fez com que ele tentasse este método, mas, não foi possível. Com muitas risadas me contou que tudo foi para o lixo, inclusive o peixe…anos mais tarde encontrou, por acaso, um molde muito parecido no Porto, Portugal, em uma casa de ferragens (veja aqui Tomeu Arbona em YouTube fazendo esta receita).  -em catalão

Tomeu gostaria de fazer outras receitas parecidas a estas, mas, infelizmente  não existem dados precisos sobre as mesmas. 

Durante o tempo que eu estive esperando para entrevistar Tomeu muitos clientes estiveram ali comprando  doces e salgados.Ele quer que o freguês esteja a vontade na loja e  que curta a música ambiente enquanto espera para ser atendido,

Ele lembrou  com muito carinho duas senhoras de 80 anos que vieram comprar na sua padaria e que ao ver um doce chamado “cojines imperiales con chocolate” (foto acima) não foram embora porque queriam recordar, através deste doce, o tempo em que fizeram a  primeira comunhão. Uma turista de Porto Rico, passeando em Mallorca, veio especialmente a Fornet para provar empanadas. A sua avó era maiorquina e emigrou a este País nos anos 20. Quando degustou o primeiro pedaço do salgado, chorou comovidamente pelas lembranças.

Eu fiquei muito feliz de poder conhecer um pouco mais da tradicional e saborosa gastronomia maiorquina através de um grande profissional como Tomeu Arbona. Ele consegue, de uma maneira resiliente e humana, a cada dia, junto com a sua familia e funcionários , aliar  beleza, tradição histórica e muita ilusão  no seu bonito projeto. E por certo, Tomeu recebeu o "Premi Ciutat de Palma de gastronomia" de 2020. Parabéns!

Quando você estiver em Mallorca, venha conhecer El Fornet de La Soca. Você vai amar, com certeza!

 

El Fornet de La Soca

Plaça de Weyler, 9

Palma

 

Horario: de segunda-feira a sábado : 09:00 - 20:00. Domingo: fechado.

 

Até o próximo Eliana’s Blog!

Abraços de Mallorca,

 

Eliana Pacifico

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares

 

 

Meu Facebook e meu Instagram

Kommentar schreiben

Kommentare: 1
  • #1

    Márcia Rust de Carvalho Oliveira (Freitag, 26 Februar 2021 22:27)

    Já quero conhecer