O Convento de Santa Clara está situado no centro histórico da cidade de Palma. Ele foi fundado em 1256 após a ajuda e autorização, respectivamente, do Rei Jaime I de Aragão (1213-1276) e do Papa Alejandro IV ( 1254-1261 - Papa número 181 da Igreja Católica). Catalina Berenguer e a sua irmã Guillermina, freiras oriundas de Tarragona, foram as responsáveis por impulsar este convento a partir de 1260. Elas pertenceram à nobreza catalana.
O que pode ser visto neste espaço religioso?
Quando chegamos às proximidades nos deparamos com uma pequena praça onde localizam-se o Convento que foi construído sobre restos da época dos muçulmanos e a sua Igreja.
Chama muito a atenção a altura da torre sineira que possui um sino datado de 1300.
O altar maior está protegido com uma grade e está dedicado à Imaculada Conceicão e à Santa Clara de Assis.
Ao lado do altar situa-se um púlpito histórico - ele foi usado pelo Santo Junípero Serra (1713-1784 - Petra/Mallorca - San Carlos/México) para pronunciar sermōes da Escola Seráfica em 1744. Este santo maiorquino foi canonizado pelo Papa Francisco
em 2015.
. A igreja é bastante sóbria onde destaca-se uma tela de pintura do século XVIII dedicada à Santa Inês, irmã de Santa Clara.
Existe uma catraca que situa-se no corredor de entrada do Convento através da qual chamamos as freiras para poder comprar as delicatessens maiorquinas. O sucesso é tão grande que foi criado uma sala anexa onde estão expostos os produtos para poderem ser elegidos pelos clientes.
O Convento de Santa Clara está catalogado como “Bien de Interés Cultural” desde 1981.
Espero que você tenha conhecido um pouco mais da história de Mallorca, Ilha que admiro com paixão.
Se quiser saber algo em concreto, escreva a info@eliana-guia.com . Será um prazer poder esclarecer e ajudar no que seja possível.
Igreja e Convento de Santa Clara
Calle de Can Fonollar, 2
Horário Igreja: 07:30 h a 19:15h
Horario Loja: 09:00h a 15:00h e 16:15h a 17:30h - de segunda-feira a sábado
09:00h a 11:35 - domingo.
Até o próximo Eliana’s Blog!
Abraços de Mallorca,
Eliana Pacifico
Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares
Meu Facebook e meu Instagram
Kommentar schreiben