O Museu de Ciências Naturais 1

O Museu de Ciências Naturais e o Jardim Botânico de Soller, inaugurados em 1992, estão situados bem próximo à entrada da cidade depois de passar o túnel que une esta localidade com a cidade de Palma. 

“Camp d’en Prohom”, uma mansão que foi construida em 1900, é a sede destas duas entidades.

Foi incrível ter tido a oportunidade de visitar um espaço tão bem cuidado e que está perfeitamente sintonizado com a ciência e  a natureza não somente das Ilhas Baleares. Estão comprometidos com a preservação e cuidado do nosso  entorno.

Dentro do prédio encontram-se várias salas de exposições, audio-visual e conferências, uma excelente biblioteca com exemplares exclusivos, e que localiza-se na antiga sala de estar da Familia Prohom, uma loja com artigos relacionados com a ciência e as exposições, uma pequena cafeteria e muitas coleções interessantes que estão cheias de história. Por certo, a Família Prohom, como outras em Soller,  emigrou à França e neste país tornou-se rica. Ao voltar à cidade decidiu investir o seu dinheiro nesta construção. 

Dentro desta mansão, no andar térreo,  destaco :

“Colección William Waldren” - William Waldren (1924-2003) - Arqueologista e pintor que nasceu nos Estados Unidos e  chegou à Mallorca em 1956, interessando-se pela investigação arqueológica  na ilha.

Aqui procedeu a diversas excavações em Cueva (gruta) de Sa Muleta em Soller e outras localidades. Este extenso trabalho propiciou a difusão da descoberta do Myotragus Balearicus Bate. O Myotragus também é conhecido como a cabra-rato das cavernas das Ilhas Baleares. Esta viveu até 5.000 anos atrás principalmente em Mallorca e Menorca. 

De acordo com a história, o seu desaparecimento ocorreu quando começou a sua domesticação ou o  processo de assentamento da população. Neste museu podemos encontrar mais de 17.000 fósseis relacionadas com esta cabra-rato e que pertencem à coleção deste cientifico.

Myotragus Balearicus Bate
Myotragus Balearicus Bate

Inicialmente, em 1909, este animal foi estudado  por Dorothea Bate (1878-1951) paleontóloga britânica que  esteve visitando varias Ilhas do Mediterrâneo, inclusive  Mallorca. 

Dorothea é citada pelo seu importante trabalho de investigação e por ter sido a primeira mulher a trabalhar no Museu de Londres.

No segundo andar localizam-se varias coleções que foram doadas pela sociedade em geral inclusive oriundas de muitas congregações religiosas em Mallorca.

 

A  segunda exposicāo do Museu foi inaugurada em 2.000 - “Fóssiles, una mirada al pasado”. Através dela somos capazes de identificar o passado,  o ambiente e as espécies que existiram  há 14 milhões de anos quando as Ilhas Baleares foram formadas. A sala de exposições é enorme!

 

De acordo com a nossa guia existiu um canal tropical entre Palma e a cidade de Alcúdia. Calculamos uns 90 quilômetros de extensão. Localizava-se sobre a parte plana da Ilha.

Outro grande cientifico maiorquino presente através dos seus trabalhos é Guillem Colom Casasnovas (1900-1993). Ele nasceu em Soller e era especialista na investigação de micro fósseis. Aqui  encontramos aproximadamente 15.000 exemplares da sua coleção. Ele é considerado o pai da paleontologia moderna  na Espanha. Era muito interessado pelos seus estudos e desenhava enquanto pesquisava.  Deixou um grande acervo de lâminas sobre os micro fósseis. Vimos uma divertida maquete de um sirênio, uma especie marinha que serve de alimento ao megalodón,  ou seja, ao tubarão .

Outro destaque é para a Posidonia. Esta é uma planta angiosperma presente no fundo marinho e que é a grande responsável pela preservação do Mar Mediterrâneo. Infelizmente devido a amarração das embarcacões ou a contaminação das águas, esta planta encontra-se em perigo de extinção. A presença da posidonia através de bosques no fundo do mar permite que as aguas costeiras sejam de qualidade e transparentes. Automaticamente gera um ambiente favorável à presença dos  peixes e invertebrados. Além do mais garante a conservação e proteção das praias e dunas. Os prados localizados entre Ibiza e Formentera foram declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1999. Sobre a biodiversidade das Ilhas Baleares existem 10.000 especies animais, 3.000 especies de plantas e 3.000 especies de fungos. Os números da biodiversidade do Mar Mediterrâneo são semelhantes às do Mar do Caribe. Por aqui terminamos a nossa visita ao Museu de Ciências Naturais e no próximo Eliana’s Blog mostraremos a visita ao Jardim Botânico. Acrescentaremos muitas fotos interessantes e explicações sobre muitas plantas e árvores que podem ser encontradas aqui nas Ilhas Baleares. Achou interessante? Por favor, compartilhe.

Museu de Ciências Naturais e o Jardim Botânico de Soller

Carretera Palma - Port Sóller, Km. 30

Telefone : 0034 971 634 064

Horários: 

Março a outubro: de segunda-feira a sábado: 10:00 h a 18:00 h

Domingos e feriados: fechado.

Novembro a fevereiro: de segunda-feira a sábado: 10:00 h a 14:00 h

Domingos e feriados: fechado.

 

Se ficou alguma dúvida ou vontade de perguntar algo sobre Mallorca...é só escrever para info@eliana-guia.com 

Eu estou à disposição para lhe atender.

 

Abraços de Mallorca,

Eliana Pacifico

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares

 

Meu Facebook e meu Instagram

Kommentar schreiben

Kommentare: 0