A cidade de Alcúdia encontra-se no norte de Mallorca, a 1 hora da cidade de Palma, capital da Ilha.
A origem da palavra Alcúdia é árabe “al-kúdya” e significa “a colina”.
A sua história começou no ano 123 a.C. quando foi fundada pelo Cônsul Romano Quintus Cecilio Metellus, o Baleárico.
Nesta época, o seu nome era Pollentia, centro do Império Romano na Ilha. Pollentia significa poder.
Até hoje, nada mais chegar na cidade, através da Rótula do Cavalo, as ruínas da cidade podem ser vistas e visitadas. Neste importante lugar arqueológico encontram-se o bairro residencial de “La Portella”, um fórum romano, um teatro do século I d.C. que está situado em um desnível do terreno. Tem uma capacidade para mais de 1.000 pessoas.
Durante os meses do verão, vários arqueologistas trabalham neste local buscando mais tesouros romanos.
Não deixe de visitar o Museu Monográfico de Pollentia.
Está muito próximo à Igreja de Sant Jaume - Carrer (rua) de Sant Jaume, 31. Aí você poderá ver muitas coisas interessantes da época romana, como por exemplo, jóias, esculturas de grandes dimensões, moedas, objetos usados no dia-a-dia pelos então moradores. Vale a pena!
Horário de visitas: de terça-feira a sexta-feira de 10:00 h às 16:00 h. Sábados e domingos: de 10:30 h às 13:00 h.
Segundas-feiras e feriados: não abre.
Ingresso: 3€.
Igreja de Sant Jaume - é uma construção de 1302 graças ao Rei Jaime II de Mallorca. Foi remodelada várias vezes, e, na sua fachada principal se pode ver a estátua de São Jaime como peregrino, uma grande rosácea que dá mais luminosidade ao templo, seis enormes janelas a cada lado do edifício, terminando no alto da mesma com o escudo da cidade de Alcúdia.
Oratório de Santa Ana - muito próximo à Pollentia. Foi construído no século XIII e é um “Bien de Interés Cultural” desde 2004.
A Muralha Medieval - outra iniciativa do Rei Jaime II em 1298 visando a defesa do povo do lugar, incluindo os ataques dos piratas. Demorou aproximadamente uns 60 anos em ser construída. Existem pontos nos quais a muralha pode ser percorrida a pé e de onde existem umas vistas muito bonitas sobre a cidade e o mar.
Esta muralha tem 26 torres, e, teve 3 portas de acesso. Está construída com a chamada “pedra de marés” ou “arenisca”. Este tipo de pedra é muito porosa. Quando vou de visitar Alcúdia sempre convido meus clientes a passarem debaixo da Porta del Moll para verem a grossura da mesma. Todos ficam impressionados.
Muito perto da prefeitura, na Plaza de la Constitución, você encontrará muitas lojas com souvenires, bares, restaurantes, cafeterias, padarias etc. Um ambiente super agradável . Preste atenção também nas casas senhoriais ou villas. São muito bonitas.
Se é terça-feira ou domingo procure chegar bem cedinho à cidade porque são dias dedicados à feira. Ocorre na parte antiga de Alcúdia perto das muralhas. Frutas, verduras, roupas, artesanato local, pães e doces, sapatos etc são vendidos desde as 08:00 h às 13:30 h. Se quiser fazer uma pausa para um café, cerveja ou vinho não se preocupe! Existem muitos bares e restaurantes na região. Se vai com carro, verá um estacionamento grátis perto do mercado.
Vou seguir dando mais dicas sobre esta bonita e interessante cidade no próximo Elianas Blog.
De você quiser saber algo de concreto sobre a mesma, é só perguntar.
Estou encantada em poder ajudar a planejar as suas férias aqui em Mallorca.
Gostou? Obrigada pelo prestígio. Divulgue aos amigos e familiares, por favor.
Meu Facebook e o meu Instagram.
Abraços de Mallorca,
Eliana Pacífico
Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares.
Kommentar schreiben