O Santuário de Lluc

A Virgem de Lluc ou La Moreneta é a Padroeira de Mallorca, e, 12 de setembro é o seu dia!

Todas as vezes que eu vou ao Santuário de Lluc que está em Escorca, um município maiorquino, tenho a agradável sensação de paz e tranquilidade.

Para chegar alí desde Palma, por exemplo, utilizamos uma estrada muito sinuosa e cheia de curvas. Em Maiorca dizem que são umas 800….

Neste caminho que localiza-se dentro da Serra de Tramuntana vemos muitas paisagens com terraços nos quais os agricultores plantam oliveiras, alfarrobas, amendoeiras etc . Alredor de Lluc encontraremos também ciclistas, caminhantes, as pessoas que gostam de fazer piqueniques (proibido acender fogo entre os meses de maio e setembro - para evitar incêndios) e os apaixonados pela natureza.

A história de Lluc

De acordo com uma lenda, La Moreneta foi encontrada no século XIII por um pastor e um monge. 

O atual Santuário de Lluc foi erguido no século XVII. 

Em 1962 recebeu o titulo de Basilica Menor. Este edificio, de estilo renascentista, no começo do século XX obtuve próximo ao presbiterio uma ornamentação barroca, cuja ideia foi dada por Antoni Gaudí, o arquiteto catalão que trabalhou na Catedral de Maiorca de 1904 até 1915. Gaudí foi convidado pelo Bispo Pere Campins.

Durante os cultos geralmente apresentam-se os Blauets. Eles são cantores mirins que estudam e vivem neste lugar.  Este coro foi fundado no século XV. 

Na Basïlica nos chama muito a atenção a sua cúpula com as imagens dos Doze Apóstolos e a “Ave Maria”. A Virgem de Lluc, quando não tem missa, está em um camarim detrás do altar. Neste recinto também apreciaremos todos os escudos das cidades e povoados de Maiorca bem como o poema “Ave Maria” de Ramon Llull. 

Sala dedicada a santos e beatos
Sala dedicada a santos e beatos

Belos jardins.

O jardim botânico - super interessante
O jardim botânico - super interessante

O camarim onde está a Moreneta

Bar, cafeteria, restaurante, loja, estacionamento  etc.

Plaza del Obispo Pere Campins
Plaza del Obispo Pere Campins

Em Lluc, se você quiser, poderá ficar alojado em uma hospedaria.

 

No primeiro sábado de agosto existe uma famosa caminhada “Marcha des Güell a Lluc a peu” . Desde Palma a Lluc aproximadamente umas 50.000 pessoas caminham  48 quilômetros durante umas 12 horas até o Santuário. É uma marcha histórica e solidaria que, em 2024, completou 50 anos.

 

Vamos programar uma bonita visita a Lluc? É só fazer contato em info@eliana-guia.com 

Depois da visita que tal conhecer estas paragens próximas à Lluc  https://www.eliana-guiamallorca.com/sa-calobra/?

Mallorca é fantástica! Venha conhecê-la de uma maneira organizada e contando com a minha experiência também como moradora!

Bem-vindos a Mallorca. 

 

Eliana Pacifico

 

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares

Kommentar schreiben

Kommentare: 0