A Virgem de Lluc ou La Moreneta é a Padroeira de Mallorca, e, 12 de setembro é o seu dia!
Todas as vezes que eu vou ao Santuário de Lluc que está em Escorca, um município maiorquino, tenho a agradável sensação de paz e tranquilidade.
Para chegar alí desde Palma, por exemplo, utilizamos uma estrada muito sinuosa e cheia de curvas. Em Maiorca dizem que são umas 800….
Neste caminho que localiza-se dentro da Serra de Tramuntana vemos muitas paisagens com terraços nos quais os agricultores plantam oliveiras, alfarrobas, amendoeiras etc . Alredor de Lluc encontraremos também ciclistas, caminhantes, as pessoas que gostam de fazer piqueniques (proibido acender fogo entre os meses de maio e setembro - para evitar incêndios) e os apaixonados pela natureza.
A história de Lluc
De acordo com uma lenda, La Moreneta foi encontrada no século XIII por um pastor e um monge.
O atual Santuário de Lluc foi erguido no século XVII.
Em 1962 recebeu o titulo de Basilica Menor. Este edificio, de estilo renascentista, no começo do século XX obtuve próximo ao presbiterio uma ornamentação barroca, cuja ideia foi dada por Antoni Gaudí, o arquiteto catalão que trabalhou na Catedral de Maiorca de 1904 até 1915. Gaudí foi convidado pelo Bispo Pere Campins.
Durante os cultos geralmente apresentam-se os Blauets. Eles são cantores mirins que estudam e vivem neste lugar. Este coro foi fundado no século XV.
Na Basïlica nos chama muito a atenção a sua cúpula com as imagens dos Doze Apóstolos e a “Ave Maria”. A Virgem de Lluc, quando não tem missa, está em um camarim detrás do altar. Neste recinto também apreciaremos todos os escudos das cidades e povoados de Maiorca bem como o poema “Ave Maria” de Ramon Llull.
Belos jardins.
O camarim onde está a Moreneta
Bar, cafeteria, restaurante, loja, estacionamento etc.
Em Lluc, se você quiser, poderá ficar alojado em uma hospedaria.
No primeiro sábado de agosto existe uma famosa caminhada “Marcha des Güell a Lluc a peu” . Desde Palma a Lluc aproximadamente umas 50.000 pessoas caminham 48 quilômetros durante umas 12 horas até o Santuário. É uma marcha histórica e solidaria que, em 2024, completou 50 anos.
Vamos programar uma bonita visita a Lluc? É só fazer contato em info@eliana-guia.com
Depois da visita que tal conhecer estas paragens próximas à Lluc https://www.eliana-guiamallorca.com/sa-calobra/?
Mallorca é fantástica! Venha conhecê-la de uma maneira organizada e contando com a minha experiência também como moradora!
Bem-vindos a Mallorca.
Eliana Pacifico
Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares
Kommentar schreiben