Se você for a Soller, cidade situada ao noroeste da Ilha, não perca a oportunidade de passear pelo centro histórico da cidade. É pequeno e Soller é uma cidade com muito encanto. Por certo, esta cidade possui aproximadamente 13.000 habitantes. É o chamado "Vale do Ouro" maiorquino. A Serra de Tramuntana, Patrimônio da Humanidade desde 2011, faz uma espécie de funil com o seu vale. É incrível a sua paisagem. Passaria horas e horas admirando-a. Além disto tem extensas plantações de oliveiras, laranjas e limões entre tantas árvores.
O suco de laranja de Soller não tem concorrente. Amo!
É uma cidade muito turística, com um porto fantástico, que está situado a 5 quilometros do seu centro histórico. Clique na foto do trenzinho e assista a um vídeo sobre o mesmo.
Esta cidade é servida por um trem turístico que foi inaugurado em 1912. Ele conecta Soller com Palma desde então, e, hoje é muito procurado pelos turistas de todo o mundo. O Porto e o centro antigo são unidos por um incrível trenzinho que foi inaugurado em 1913.
Dentro da estação do trem de Soller - Ferrocarril de Soller - visite um pequeno museu que está composto por duas salas: uma dedicada a Joan Miró e outra a Pablo Ruiz Picasso. E a entrada é grátis!
Elas quase passam desapercebidas aos turistas. Uma pena porque vale a pena visitá-las. O horário de funcionamento é de segunda-feira a domingo de 10:30 às 18:30 horas.
A sala dedicada a Joan Miró, artista catalão , que nasceu em Barcelona em 1893 e faleceu em Mallorca em 1985, está repleta de gravações entituladas Lapidari, obras de 1981, que retratam as propriedades da pedra. As outras gravações são da série Gaudi, realizadas em 1979 e homenageiam o arquiteto catalão Antonio Gaudí i Cornet.
Na outra sala se podem observar 50 cerâmicas realizadas por Picasso (1881-1973) entre 1948 e 1971. São espetaculares. Retratam a "tauromaquia", rostos de mulheres e a sua visão da mitologia.
As coleções pertencem ao Sr. Pere A. Serra, dono de um jornal maiorquino chamado Última Hora, e, que também é filho Ilustre da cidade de Soller.
Miró e Picasso eram grandes amigos desde 1920. Se conheceram em Paris, e, tinham personalidades bastantes diferentes, e, sem dúvida se respeitaram até a morte de Picasso em 1973. Hoje voltam a estar unidos neste museu.
Mais curiosidades:
- para chegar à cidade, desde Palma, é mais rápido através de um túnel de 3 quilometros de extensão e que é grátis; até abril de 2017 se pagava pedágio;
- se quiser tomar um bom banho de mar aproveite para curtir a bonita Praia do Repic. Inclusive existe uma pequena área com brinquedos para os meninos se divertirem com segurança.
Kommentar schreiben